"Descoberta maneira de apagar más lembranças
Pesquisadores descobrem neurônios que apagam más lembranças e trazem esperança para quem possui sérios traumas.
Más lembranças causadas por acidentes de carro ou outros acidentes traumáticos deveriam ser esquecidas. Em breve, isso talvez possa se tornar possível, pois pesquisadores identificaram neurônios que armazenam memórias ruins em ratos, o que pode levar a uma maneira de apagá-las.
Memórias ruins estão alojadas em uma região do cérebro chamada amígdala lateral. Quando algo assustador acontece, os neurônios dessa região produzem altos níveis de uma proteína que, em inglês, é chamada de CREB (que quer dizer elemento de ligação a proteínas de resposta à molécula adenosina monofosfato cíclico). Estudos prévios apagaram tais memórias bloqueando enzimas de ação na amígdala lateral, no entanto, foram estudos realizados visando outras abordagens.
Os pesquisadores suspeitaram que os neurônios produtores de CREB eram os responsáveis pela lembrança do medo, então eles os destruíram, com o intuito de eliminar essas lembranças.
Primeiro, Sheena Josselyn, uma neurocientista da Universidade de Toronto (Canadá), e seus colegas, colocaram os ratos em treinamento. Quando um barulho tocava, os ratos recebiam um choque elétrico nos pés. Após várias rodadas, eles sentiam muito medo ao ouvir o som. Em seguida, a equipe destruiu os neurônios produtores de CREB através de um dispositivo genético. Quando o som foi tocado novamente, os ratos não sentiam mais medo. Após 12 dias, eles continuavam a não sentir medo, porque eles não se lembravam mais do medo.
Os pesquisadores relataram que nenhuma outra memória parecia ter sido afetada. Os ratos conseguiam armazenar novas lembranças, como por exemplo, a forma de encontrar queijo em um labirinto, e, se treinados, até reaprendiam o medo pré-choque.
De qualquer maneira, se um dia essa descoberta se tornar disponível para seres humanos, é importante que as pessoas pensem duas vezes. Se uma pessoa não se lembrar da última vez em que tocou um fogão quente, por exemplo, estará propensa a se queimar novamente. Por outro lado, apagar memórias altamente prejudiciais pode funcionar de maneira terapêutica.
Fonte: ScienceNOW"
Embora algumas lembranças sejam doloridas, causem sofrimento extremo, mas creio que gostaria de me desfazer delas. Não tenho dúvida de que todas essas são responsáveis pela pessoa que sou hoje, inclusive impedindo, na maioria das vezes, que os mesmos erros se repitam.
E você? gostaria de apagar alguma lembrança?